segunda-feira, 10 de março de 2008

Trilha Cotijuba - Iniciantes

Ontem aconteceu uma trilha, na Ilha de Cotijuba, onde a EART bateu um Recorde de participantes em suas trilhas (144 Biker´s).

Domingo, 05h30minh da manhã, o céu estava avermelhado e o sono dominava meu corpo, mas como tinha combinado com minha amiga Cíntia me arrumei e as 06h00minh estava indo em direção a Icoaraci.
Passando pela Rodovia Augusto Montenegro vimos vários ciclistas indo em direção ao ponto de encontro no trapiche de icoaraci. Chegamos e logo começou a chegar carro a carro e quando me dei conta o estacionamento já estava lotado e cheio de bike´s. Toma um café da manhã, arruma, ajusta a bike, embarca nos dois barcos fretados especialmente para o transporte e as 08h10minh estávamos saindo em direção a  cotijuba uma ilha cheia de belezas naturais.

Cotijuba é um paraíso protegido por lei e que foi transformado em APA-Aréa de Proteção Ambiental em 1990, as comunidades vivem da agricultura familiar, da pesca e o turismo que acontece de forma tímida em algumas épocas do ano. Com mais de 10 praias e algumas quase inexploradas, torna um atrativo muito grande para as visitas fora do período de férias, pois no período de veraneio a ilha fica lotada de veranistas, e na minha opinião faz perder toda a graça!!!! Na Ilha de cotijuba há cerca de dezesseis lagos e muitos igarapés.

A Ilha de Cotijuba está localizada ao norte do Brasil, às margens da Baía do Marajó, na cidade de Belém, capital do Pará. Limita-se ao norte pela baía de Marajó; ao Sul pelo furo do Mamão, que a separa das ilhas de Jutuba e Paquetá; à Leste pela ilha de Tatuoca e à Oeste pelo canal de Cotijuba.

belemtotal

Chegando em Cotijuba antes das 09h00minh fomos desembarcando as bike e agrupando todos numa grande roda. O Sergio Batista deu algumas orientações sobre a trilha e indicou a todos os participantes o guia (Silvio Gustavo) e o grupo de fecha-trilha  (Guilherme Bahia, Ronaldo e Carlinhos).

Fizemos à contagem recorde de participantes (144) e após a oração do Marcelo Biker saímos em direção à trilha passando pelas ruínas, passamos por diversas praias, trilhas, + praias, + trilhas, passamos por alguns "carrega bike" e por algumas estivas, tudo com muito bom humor e diversão da galera.

Fizemos uma parada na Praia da Saudade o pessoal aproveitou para tomar banho e ficar pulado de bike numa estiva. Muito legal mesmo pode ficar na brincadeira com a turma e cultivar aquele clima de descontração.

Depois de alguns minutos saímos em direção à praia do "vai-quem-quer" lotamos três ou quatro restaurantes, a turma fez diversos pedidos e eu acho que eles não estavam preparados para tantas pessoas, infelizmente não poderei elogiar esse serviço.

As 14h00minh saímos da praia em direção ao trapiche, foi uma pedalada de 9 km sem muita dificuldade, chegando lá embarcamos nos dois barcos que já estavam nos esperando e curtimos o retorno até a chegada em Icoaraci.

Gostaria de comentar o grande número de participantes (146) e também o empenho de alguns (Guilherme Bahia, Sergio Batista, Pacoval, Carlinhos, Ronaldo, Gustavo e outros) que tiram o seu tempo para e promover e orientar uma trilha sem tantas dificuldades, mas muito bonita.

Até a próxima aventura!!!!